sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Andiamo, Epifania!


Na próxima segunda-feira a equipe da Epifania Filmes viaja à Itália.
O curta-metragem realizado para a última edição do Histórias Curtas, da RBS TV, em 2015, Pra Ficar na História - Villa Fitarelli, que ganhou os prêmios de Melhor Montagem, para Alfredo Barros, e Melhor Direção, para Boca Migotto, agora, vai longa para a Globo News.
O projeto conta a história de Henrique Fitarelli, um ex-veterinário de Garibaldi que, hoje, trabalha com restauro de móveis antigos e constrói, no interior da cidade, um parque temático para resgatar e preservar a memória da imigração italiana na região no final do século XIX.



A Villa Fitarelli, como já é conhecida em todo o Brasil, será um museu etnográfico que servirá para levar o visitante de volta ao passado, a fim de conhecer ambientes como um antigo armazém, uma ferraria, uma vinícola, uma igreja, um moinho e outras estruturas, exatamente com as mesmas funcionavam no período da colonização.
A Epifania Filmes apresentou o projeto para a Globo News que, em parceria com a Globo Filmes, aceitou co-produzir a versão longa-metragem dessa história a qual, a partir da semana que vem, iniciará a segunda fase de gravações na região do Vêneto, na Itália. Após o retorno da terra de onde vieram a maioria dos imigrantes da Serra Gaúcha, o projeto terá, ainda, mais uma fase de gravações em Garibaldi.
 
Na Itália, Fitarelli visitará museus, famílias, cidades e paisagens que o ajudarão a resgatar a história dos seus antepassados, realizando, a partir disso, uma reflexão crítica sobre a imigração, a preservação da memória e da cultura, tanto aqui no Brasil como na Itália.
O documentário versão longa-metragem ainda não tem título definido, mas será a segunda produção que aproximará a Epifania Filmes da produtora italiana Jenga Films, de Pádova. Em 2011 as produtoras se uniram na produção da primeira série de ficção da RBS TV gravada no exterior, Sapore d'Italia. O diretor Boca Migotto e a produtora Mariana Mêmis Muller, assim como o Diretor de Fotografia Bruno Polidoro, reencontrarão Christian Cinetto e Marta Ridolfi em mais esse projeto que terá o Vêneto como cenário. A produção executiva ainda conta com Fabiano Flores, que junto com Mariana, assina a produção geral no longa.

O montador premiado pelo curta-metragem que deu origem ao projeto, Alfredo Barros, segue no projeto, montando a versão longa-metragem, agora com a parceria do montador Alberto Feoli. Essa será a primeira aproximação da Epifania Filmes com a Talho, produtora que tem, ainda, Silvia Baptista como sócia e coordenadora geral.
A previsão de lançamento é para o início de 2017, pela Globo Filmes, e o documentário será exibido nos cinemas para, depois, ganhar espaço na grade da Globo News e Canal Brasil. Acompanhe as notícias sobre as gravações na Itália e na Serra Gaúcha através do nosso blog e nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário