quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Que venha 2011!

O primeiro ano da Epifania, comemorado agora com o lançamento do Blog, não poderia ser melhor. 2010, ano que nasceu a produtora, foi marcado por inúmeras coisas boas, e muitas delas estão repercutindo já agora, em 2011:

* A Mariana dirigiu seu primeiro trabalho, o curta Silêncio, para o Histórias Curtas da RBS TV. Logo, estaremos inscrevendo o curta nos festivais de cinema no Brasil e exterior.

* Juntos, realizamos um documentário que muito nos honra, pois trata de uma temática que nos empolga, que é a questão ferroviária no Brasil. “Dormentes do Tempo”, documentário média-metragem, foi realizado em parceria com as Prefeituras de Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos, e conta a história da primeira ferrovia que ligou o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina ao centro do Brasil. A ferrovia completou 100 anos de existência em dezembro de 2010.

* Eu, que dou aula no Curso de Realização Audiovisual da Unisinos e no Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, junto com outros professores (Felipe Gue Martini e Tiago Lopes), realizamos o primeiro Curso de Extensão em Documentário, em Bento, e desenvolvemos, junto com os alunos, um curta-metragem sobre a Ferrovia do Trigo, que liga Passo Fundo a Estrela e, hoje, substitui aquela que passa por Marcelino Ramos, como ligação do RS com o resto do país. O documentário, que teve direção do aluno Matheus Butzke Piccoli e roteiro dele e de Fernando Menegatti, foi selecionado para será exibido pela RBS TV em fevereiro, para orgulho dos professores.

A Epifania também coordenou um curso de documentário na cidade de São Miguel das Missões, e um dos alunos do curso, Carlos Viana, hoje, está desenvolvendo um projeto para o Edital "Revelando os Brasis", do Governo Federal, o que muito nos orgulha. O mesmo ocorre com Gladis Wolff, de Gaurama, que também está realizando um curta para o mesmo edital. Somos colaboradores de ambas as produções.

Foi um ano de muita produção, comerciais, institucionais, cursos, aprendizado… 2010 foi um ano movimentado!

E pra fechar com chave de ouro…

Nasceu no ano passado a série de TV Sapore D’Itália, que está sendo produzida agora pela Epifania Filmes, para a RBS TV. A série será gravada em Bento Gonçalves, em maio, e na Itália, em março e abril, em cidades como Roma, Veneza, Vicenza, Rovigo, Belluno, Verona e outras. O projeto tem direção minha e do Rafa Ferreti, produção executiva da Mari Müller e do Rafa Tombini e roteiro do Leo Garcia. A série foi uma idéia que nasceu de conversas entre amigos, entre risadas, e deu certo. Juntos, nós cinco concebemos o projeto, trabalhamos, criamos, e bem, tenho certeza de que vai ser um sucesso. O elenco principal será formado pelo Rafa Tombini, o Artur Pinto e a atriz italiana Miriam Marini e, desde que o projeto tomou forma, já uniram-se a nós outros “Carcamanos”: Bruno Polidoro, na fotografia, e Fernando Basso, no som. É um grande desafio para todos nós, mas nada melhor para começar um ano do que um grande desafio!

No mais, é acompanhar o Blog para saber as novidades, e todos são bem vindos para escrever e publicar aqui suas idéias. O Blog está aberto para artigos de Cinema e TV, notícias, divulgar as outras produtoras e nossos parceiros, divulgar nosso trabalho e o trabalho das pessoas e empresas que gostamos. Sejam todos bem vindos e um grande 2011 para todos nós. Muita coisa boa vem por aí.

Boca Migotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário