terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gigante de Ferro na RBS TV

Ficamos felizes em anunciar que no dia 19 de fevereiro será exibido, pela RBS TV, após o Jornal do Almoço, o documentário Gigante de Ferro.

Esse documentário é fruto da iniciativa de alguns professores da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves em realizar o primeiro Curso de Extensão em Documentários na cidade de Bento. Com uma turma de 12 alunos, durante as férias de inverno de 2010, o curso abordou temas como: história do documentário, pesquisa, concepção, roteiro, fotografia, montagem e produção. Após as aulas teóricas, um entre 12 argumentos foi selecionado e produzido. O argumento, de autoria do aluno Isaac Merlo, abordava o surgimento estrada de ferro conhecida como Ferrovia do Trigo, que foi construída nos anos 1960 e 70, pelo governo militar, para escoar a produção do Planalto até o Porto de Estrela, de onde era levado de barco para Porto Alegre.


Com depoimentos de pessoas que participaram da construção da ferrovia, de historiadores e estudiosos do tema, imagens raras obtidas junto ao 6 BCOMDIV - Batalhão de Comunicação Divisionário, antigo Batalhão Ferroviário, o documentário tem 15 minutos e sua exibição pela RBS TV serve para corroborar o trabalho dos professores e alunos que participaram desse primeiro curso. Após a exibição do dia 19, pela RBS TV, o mesmo será veiculado novamente na TVCOM.












2 comentários:

  1. Muito orgulho de vocês!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Buenas, vivo em SP e infelizmente não poderei acompanhar.. Postarão na Net após veiculação, qto tempo de duração tem a história?? aguardo noticias cleberzerbielli@uol.com.br Grazie!!!

    ResponderExcluir